MESTRADO

 

1. Disciplinas obrigatórias (2 créditos, 30 horas)

 

ESTÁGIO DOCENTE

Ementa: Disciplina de treinamento dos estudantes de pós-graduação, que permite ao estudante adquirir experiência no ensino, preparando, planejando e lecionando aulas teóricas e práticas em disciplinas em nível de graduação dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Odontologia, Ciências Biológicas e Nutrição sob a supervisão e acompanhamento do professor responsável pela disciplina.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

Ementa: Abordagem histórico-filosófica sobre a questão da ciência e do método; Aspectos teóricos relacionados com o processo de produção científica e sua relação com tecnologia ambiental; Elementos para organização trabalhos científicos incluindo os relacionados com conclusão de curso de pós-graduação; Orientação para o desenvolvimento do processo de pesquisa no que se refere à definição do problema, universo amostral, coleta e análise de dados, normas da ABNT; Especificidade de experimentos/ensaios.

 

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Ementa: Promover um entendimento sobre o processo de inovação tecnológica em geral, e nos campos da saúde, em particular; Compreender o papel da inovação tecnológica no contexto da globalização de mercados; Discutir técnicas e instrumentos por meio dos quais o processo de inovação pode ser fomentado e gerido pela empresa, pelo estado e pela universidade; Sensibilizar os participantes para a importância da articulação e cooperação de diferentes campos do conhecimento para o desenvolvimento de inovação, em geral, e de inovação em saúde, em particular. Discussão das formas de inserção de tais questionamentos no contexto do ensino, de forma que, também esse possa estar contribuindo como agente de transformação da realidade. Patentes e inovação tecnológica.

 

QUIMICA MEDICINAL

Ementa: Aspectos históricos do desenvolvimento de Moléculas Bioativas, com ênfase nos produtos de origem natural. Principais aspectos que correlacionam à estrutura química com a atividade biológica, fornecendo os subsídios básicos de farmacologia. Estratégias aplicadas no desenvolvimento de Moléculas Bioativas, dando exemplos das principais classes terapêuticas.

 

 

2. Disciplinas obrigatórias (4 créditos, 60 horas)

 

 

BIOESTATÍSTICA

Ementa: Natureza dos métodos estatísticos. Amostras. Cálculo das probabilidades e distribuição de frequência. Testes de hipótese. Regressão. Teste t de Student. Qui-Quadrado. Análise de variância e covariância. Tabela de contingência. Métodos não paramétricos. A estatística como instrumento necessário do método científico na área médico-biológica.

 

 

3. Disciplinas optativas (2 créditos, 30 horas)

 

 

NOÇÕES BÁSICAS DE BIOÉTICA APLICADA À PESQUISA

Ementa: Visa orientar o pós-graduando para a reflexão ética em ciência, enfocando o surgimento da Bioética e fatos históricos relacionados; educar para a prática da boa ciência, sem fraudes, falsificações ou plágios; fornece bases éticas da pesquisa com seres humanos e com animais; ressaltar os valores éticos pertinentes ao adequado planejamento de projetos de pesquisa voltado à valorização da integridade e da honestidade científica, e trazendo ao pós-graduando elementos para autocrítica e aprimoramento de seu próprio projeto de pesquisa, do ponto de vista bioético.

 

SEMINÁRIOS DE PESQUISA

Ementa: Apresentação de temas de escolha do discente relacionado com sua dissertação ou tese, na forma de dois seminários; um de forma específica e outro de forma associativa com outras áreas das ciências da saúde

 

PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS

Ementa: Importância Do planejamento estratégico. Metodologias e Técnicas. Modelos simplificados. Observação e relatórios. Planejamentos fatoriais. Probabilidades. Testes de hipóteses. Minimização de erros em experimentos.

 

EPIGENÉTICA DO CÂNCER

Ementa: Epigenética refere-se ao número de modificações da estrutura da cromatina que afetam a expressão do gene, sem alterar a sequência primária de DNA, e estas modificações conduzem a ativação da transcrição ou silenciamento do gene. Diversas pesquisas têm demonstrado que alterações epigenéticas contribuem significativamente para o desenvolvimento e progressão de tumores. Ao longo dos anos, o estudo dos processos epigenéticos aumentou, e novas abordagens terapêuticas têm surgido. Esta disciplina abordará os principais mecanismos epigenéticos descritos recentemente na carcinogênese, entre eles: metilação do DNA aberrante, modificações de histonas (metilação e acetilação das histonas) e miRNAs. As implicações clínicas destas alterações epigenéticas e o uso de drogas com ação no epigenoma também serão discutidos.

 

FARMACOLOGIA E TOXICOLOGIA DOS RADICAIS LIVRES

Ementa: Radicais livres: fontes, classificação, formação, efeitos biológicos e danos oxidativos. Estrutura química, mecanismos e reatividade química. Bioquímica dos radicais livres. Doenças e aplicações terapêuticas. Sistema de defesa antioxidante. Antioxidantes e pró oxidantes. Radicais livres como indutores de morte celular.

 

 

4. Disciplinas optativas (3 créditos, 45 horas)

 

 

ESTRUTURA ELETRÔNICA APLICADA À ESPECTROSCOPIA

Ementa: Programas de estrutura eletrônica. Desenho de moléculas. Fundamentos de Teoria de grupo. Fundamentos de DFT. Métodos pós-Hartree-Fock. Dicroismo (VCD). RMN. Absorção e emissão. Infra-vermelho (IR). Raman. Ultra-violeta. XPS.

 

 

5. Disciplinas optativas (4 créditos, 60 horas)

 

 

FARMACOLOGIA MOLECULAR

Ementa: Princípios de farmacologia molecular e celular. Farmacologia de substâncias naturais e sintéticas. Elucidação de mecanismos moleculares da sinalização em neurônios e células do sistema imune, fungos e bactérias, incluindo a modulação da função sináptica, da transdução sensorial e da resposta inflamatória, e do papel destes mecanismos em condições patológicas. Os receptores ionotrópicos no estudo da sinalização mediada pelos receptores nicotínicos de acetilcolina, de glutamato, de GABA, de ATP e por canais TRP, buscando novas possibilidades de intervenção farmacológica em doenças neuropsiquiátricas como as de Alzheimer, Parkinson, esquizofrenia e epilepsia, e nas lesões neurológicas traumáticas e isquêmicas, empregando técnicas eletrofisiológicas, bioquímicas, morfológicas e de biologia molecular, in vitro e in vivo

 

TOXICOLOGIA MOLECULAR

Ementa: Mecanismos moleculares em toxicologia e das intoxicações. Aspectos moleculares na toxicocinética e toxicodinâmica. Avaliação de toxicidade molecular e celular. Aspectos de ADMET de Moléculas Bioativas e medicamentos. Interações medicamentosas. Toxicologia de alimentos, toxicologia ocupacional, toxicologia ambiental, toxicologia social, toxinologia (animais peçonhentos) e análises toxicológicas. Relação estrutura e toxicidade molecular.

 

TÓPICOS ESPECIAIS EM MODELAGEM MOLECULAR

Ementa: Estudo sistemático sob o aspecto interdisciplinar na pesquisa tecnológica em Modelagem Molecular; Apresentação e discussão de temas de interesse do curso; Apresentação de seminários por especialistas nas áreas de interesse do curso; Apresentação de seminários individuais pelos alunos abordando temas relacionados com a pesquisa a ser desenvolvida; Realização de seminários individuais por parte dos alunos para apresentação do Projeto de Pesquisa. Sendo complementada como uma disciplina relacionada a novos conceitos, metodologias ou abordagens na área de estudo.

           

TÓPICOS ESPECIAIS EM QUÍMICA MEDICINAL

Ementa: Estudo sistemático sob o aspecto interdisciplinar na pesquisa tecnológica em Química Medicinal; Apresentação e discussão de temas de interesse do curso; Apresentação de seminários por especialistas nas áreas de interesse do curso; Apresentação de seminários individuais pelos alunos abordando temas relacionados com a pesquisa a ser desenvolvida; Realização de seminários individuais por parte dos alunos para apresentação do Projeto de Pesquisa. Sendo complementada como uma disciplina relacionada a novos conceitos, metodologias ou abordagens na área de estudo.

 

MICROBIOLOGIA MEDICINAL

Ementa: Introdução à Microbiologia. Histórico. Abiogênese e Biogênese. Teoria Microbiana da Doença. Classificação dos seres vivos. Seres eucarióticos e procarióticos. Controle microbiano. Antimicrobianos: seleção e avaliação. Métodos de coloração e preparações microscópicas. Interações microrganismos-plantas/animais. Ciclos biogeoquímicos. Aplicações da microbiologia em biotecnologia e no desenvolvimento de novos antimicrobianos

 

BIOQUÍMICA MEDICINAL

Ementa: Fundamentos de bioquímica farmacológica. Princípios bioquímicos da ação das drogas representativas. Estrutura de moléculas funcionais. Mecanismos bioquímicos. Como os medicamentos funcionam no contexto fisiológico, patológico e estrutural. Enzimas, farmacodinâmica, farmacocinética e metabolismo de drogas. Farmacologia bioquímica da excitação celular, hormonas, óxido nítrico, quimioterapia e outros.

 

MÉTODOS DE QSAR

Ementa: Esta disciplina pretende introduzir ao aluno os conhecimentos necessários para criar e avaliar uma relação quantitativa entre a atividade biológica e um conjunto de parâmetros descritores, numa série homóloga de moléculas. Modelo de Hanch-Fujita; Modelo de FreeWilson; QSAR-2D; QSAR-3D; Aplicações de QSAR; QSAR em toxidez não específica; QSAR na mutagênese, carcinogênese e substâncias antitumorais; QSAR de agentes no sistema nervoso central; QSAR em pesticidas

 

QUÍMICA MEDICINAL

Ementa: Aspectos históricos do desenvolvimento de Moléculas Bioativas, com ênfase nos produtos de origem natural. Principais aspectos que correlacionam a estrutura química com a atividade biológica, fornecendo os subsídios básicos de farmacologia. Estratégias aplicadas no desenvolvimento de Moléculas Bioativas, dando exemplos das principais classes terapêuticas.

 

MÉTODOS E TÉCNICAS EM BIOLOGIA E TOXICOLOGIA MOLECULAR

Ementa: Métodos e técnicas adaptados a projetos específicos tais como: Clonagem molecular; Enzimas para a manipulação de DNA; PCR; Eletroforese em gel de agarose; Clonagem de produtos de PCR; Plasmídeos ou vetores; Transformação celular; Extração e purificação de DNA; Sequenciamento de DNA; Análise de DNA e RNA em blotting; Métodos cromatográficos; Purificação de proteínas.

 

PARASITOLOGIA MEDICINAL

Ementa: Estudo dos nematelmintos, platelmintos e protozoários causadores de doença no ser humano; dos principais artrópodes ectoparasitos causadores e transmissores de doença para o ser humano; das técnicas laboratoriais de diagnóstico e sua aplicação prática e o estudo das interações endoparasito/ectoparasito e hospedeiro para compreensão da patogenia e patologia das doenças causadas por eles. Alvos bioquímicos e desenvolvimento de antiparasitários.

 

FÍSICO-QUÍMICA ORGÂNICA

Ementa: Princípios de Reatividade Modelos de Ligação Química; Introdução à cinética química e termodinâmica. Reagentes e mecanismos de reação. Correlação de Estrutura com Reatividade e Propriedades. Bases empíricas. Métodos experimentais e tratamento de dados. Teorias do estado de transição. Efeitos de substituintes nos estados de transição. Efeitos de solvente e reações em solução. Estrutura e ordem em solventes. Ligação hidrogênio. Ligação hidrofóbica. Reações complexas. Ácidos e bases, eletrófilos e nucleófilos. Efeitos isotópicos na cinética. Propriedades estéricas e conformacionais. Catálise. Reações de Substituição no carbono. Reações de eliminação, de adição polar, intramoleculares e via radicais livres. Fotoquímica Orgânica. Detecção e estudo de Intermediários Reativos.

 

QUÍMICA ESTRUTURAL INORGÂNICA

Ementa: Estado Sólido. Ligação Covalente. Métodos Experimentais para a Determinação da Estrutura Molecular. Mecanismos de Reações Inorgânicas. Química Descritiva dos Metais de Transição. Introdução a Ligantes e Complexos. Química de Coordenação. Química Organometálica. Catálise Homogênea com Complexos de Metais de Transição. Cadeias, Anéis, Poliedros e Clusters Metálicos. Estrutura de compostos inorgânicos bioativos.

 

QUÍMICA ESTRUTURAL ORGÂNICA

Ementa: Orbitais moleculares de Huckel, cálculo de coeficientes e cargas; reações de cicloadição, rearranjo sigmatrópico, reações eletrocíclicas e interações secundárias; Acidez e basicidade: Hammett e suas aplicações; sigmas (+ , I e R); afinidade protônica, acidez em fase gasosa, dureza e moleza; efeito cinético isotópico; radicais livres: teoria de Marcus, abstração de H, polimerização, rearranjos. As bases teóricas das propriedades estruturais e reatividade química de compostos orgânicos bioativos, através de abordagem functional/polifuncional. Tópicos: Propriedades químicas e reatividade; solubilidade; acidez-basicidade; ligações/interações químicas; reatividade e propriedades dos principais grupos funcionais / funcionalidades de substâncias bioativas (alquila, arila, heteroarila, haletos, álcoois, éteres, fenóis, aminas, amidas, carbonilas, carboxilas, sulfonila, tio- e nitro- derivados); aspectos estéreo-eletrônicos da reatividade; mecanismos de reações biológicas. Estrutura de compostos orgânicos bioativos. Princípios de química biológica.

 

MICROSCOPIA E SUAS APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS EM BIOLOGIA ESTRUTURAL

Ementa: Compreender os fundamentos das microscopias de luz e eletrônica e suas aplicações em quase todas as especialidades científicas e em aplicações tecnológicas.  Os alunos dos diferentes campos do saber em Ciências devem estar bem informados sobre o uso e funcionamento e as inúmeras possibilidades e limitações.