Área de Concentração: Química Medicinal

 

Linha de Pesquisa:

Farmacologia e Toxicologia Celular e Molecular

Os objetivos desta linha são as pesquisas usando Ensaios Enzimáticos e Interação Fármaco-Receptor; Ensaios Celulares e Seleção de Moléculas Bioativas Neuroprotetoras, Anticâncer e Vasodilatadoras; Marcadores Inflamatórios e de Estresse Oxidativo; Parâmetros Bioquímicos na Toxidade de Moléculas Bioativas e Xenobióticos; Alterações Celulares, Moleculares e Metabólicas Induzidas por Moléculas Bioativas; Marcadores Celulares, Moleculares e Clínicos em Infecções Microbianas e Parasitarias. A linha vem ao encontro de uma grande lacuna na pesquisa pré-clínica em Moléculas Bioativas e medicamentos. Esta linha de pesquisa concentra seus esforços na formação de profissionais habilitados em selecionar moléculas usando especialmente os métodos enzimáticos e celulares, principalmente cultura de células e micro-organismos. De fato, como pode-se observar a maioria das áreas de atuação desta linha estão concentradas nos métodos enzimáticos e celulares, dentre os quais a de Ensaios Enzimáticos e Interação Fármaco-Receptor, usando métodos de calorimetria de titulação isotérmica; assim como a área de Ensaios Celulares e Seleção de Moléculas Bioativas Neuroprotetoras, Anticâncer e Vasodilatadoras, pelo uso de modelos de culturas celulares.

 

Linha de Pesquisa:

Síntese e Modificações de Moléculas Bioativas

O planejamento molecular é acompanhado de métodos baseados no bioisosterismo, modificações de Moléculas Bioativas e produtos naturais, por meio de reações de sínteses clássicas, tais como: acilação, alquilação, halogenação, síntese de análogos, homólogos e regioisomeros, associação, adição e simplificação molecular, substituição regioisomérica, restrição conformacional, extensão e contração de cadeias carbônicas e alocação e retirada de anéis aromáticos e alifáticos. De fato, as técnicas utilizadas foram aplicadas com muito sucesso na preparação de algumas moléculas bioativas já patenteadas por pesquisadores que compõem a proposta.

Outro campo de atuação nesta Linha de Pesquisa é o de Modificações Moleculares de Moléculas Bioativas, Medicamentos e Produtos Naturais da Amazônia. De fato, muitos trabalhos têm sido publicados nos últimos anos sobre substâncias com atividades biológicas extraídas desta região, mas os resultados ainda não são impactantes para a região. O estado do Pará detém grande potencial para o desenvolvimento do setor produtivo na área de derivados baseados na exuberante biodiversidade que possui, com isso poderia se tornar também um polo de inovação com foco em sustentabilidade. Sua posição na região norte é estratégica, com fronteiras com as regiões nordeste e centro-oeste, sendo acessível por meio de suas extensas malhas hidroviária e rodoviária oriundas do projeto de ocupação da Amazônia.

Outro campo de atuação está relacionado com a Síntese de novas Moléculas Bioativas e Medicamentos com efeito no Sistema Nervoso Central e Cardiovasculares, visando o desenvolvimento de compostos moleculares neuroprotetores na isquemia e acidente vascular cerebral, drogas ansiolíticas e analgésicos centrais, usando derivados de pirazolonas, canabinóides e opióides.

 

Área de Concentração: Modelagem Molecular

 

Linha de Pesquisa:

Inovação Terapêutica

Os principais objetivos desta linha são o Reposicionamento Terapêutico de Fármacos e Medicamentos; Alimentos Amazônicos na Terapêutica; Estudos Clínicos e Farmacologia Clínica. Esta linha busca formar recursos humanos voltados para o desenvolvimento científico e inovação tecnológica em Química Medicinal e Modelagem Molecular, uma vez que os avanços da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) estão relacionados com o aumento da expectativa e da qualidade de vida da humanidade, o desenvolvimento e a riqueza das nações, e estão sendo tratadas como políticas de estado. A linha pretende agregar os conhecimentos das linhas de Modelagem e Simulação Computacional para o estudo de moléculas bioativas aplicadas a saúde, assim como a linha de Farmacologia e Toxicologia Celular e Molecular para o fortalecimento da área de Farmacologia Clínica e Terapêutica.

 

Linha de Pesquisa:

Modelagem Molecular e Simulação Computacional de Sistemas Biomoleculares

Os objetivos desta linha de pesquisa são o estudo de Estrutura e Atividade ou Propriedade de Moléculas Bioativas; Estudo e Seleção de Moléculas Bioativas; Estudo do Mecanismo Molecular de Reações e inibições Enzimáticas. Nesta linha de pesquisa usa-se diferentes métodos de modelagem molecular e química computacional tais com: semi-empíricos, ab initio (Hartree-Fock) e DFT (teoria do funcional da densidade), os quais são utilizados nos estudos da relação Estrutura e Atividade ou Propriedade de Moléculas Bioativas. Estes métodos, juntamente com os métodos de docking molecular são utilizados no Estudo e Seleção de Moléculas Bioativas. Os estudos são complementados pelos modernos métodos de dinâmica molecular (QM/MM) e cálculos de energia livre de interação entre fármaco-receptor. Nesta linha de pesquisa, métodos estatísticos também são usados como uma das formas mais modernas de estudos sobre novas aplicações e seleção de atividades e propriedades de moléculas bioativas.